BLOG

FERRAMENTAS PARA ESCULPIR FRUTAS E LEGUMES

A arte de esculpir em frutas e legumes às vezes exige muita habilidade e técnica, mas com ferramentas apropriadas e uma aprendizagem inicial bem feita, o escultor terá mais facilidade no desenvolvimento das suas obras.

A ferramenta mais importante ao meu ver é a faquinha com lâmina fina e flexível, a qual permite cortes mais profundos e limpos, curvas e efeitos com mais precisão e capricho nos acabamentos.

As mais conhecidas são as facas tailandesas. Por muitos anos utilizei a Kom-kom, como meu principal instrumento de trabalho. Durante os cursos fornecia aos alunos e eles gostavam muito, mas não tinha como comercializar devido às dificuldades de importação, como taxas altas, prazos longos e as vezes até o não recebimento da compra.

Na busca em resolver essa situação, em ter uma ferramenta de fácil acesso aqui no Brasil, acabei fazendo várias tentativas, algumas frustrantes, pois tinha em mente que a reprodução deveria que ficar igual ou melhor a tailandesa.

O resultado foi surpreendente, uma faca com qualidade, flexibilidade e durabilidade atestada por vários escultores de renome. Nasce a “faquinha da Chef Marta Thompson”, produzida no Brasil, uma excelente ferramenta para a criação de belas artes.

Outra ferramenta que auxilia muito nos trabalhos, são as “estecas”, essas também produzidas pela Chef aqui no Brasil.

Estecas são ferramentas que contêm duas pontas, uma em cada extremidade, e com corte e aficação dos dois lados.  

Servem para entalhar, retirar, cortar, criar sulcos e riscos, contornar, raspar, dar forma, enfim tem muitas finalidades.

Existem muitos outros materiais que servem para facilitar e auxiliam muito o escultor, como os formões, os cortadores, os boleadores, os descascadores, os fatiadores, os marcadores, os suportes de apoio, e assim como muitos outros que adaptamos.

O que importa mesmo é, ao fazer uma arte em fruta ou legumes, seja qual for a ferramenta que você tiver acesso, faça com capricho e limpeza nos cortes.

Veja mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *